REUNIÃO DA COMISSÃO PARLAMENTAR ESPECIAL

No dia 03 de abril de 2018, às 16h, na Sala de Comissões da Câmara de Vereadores de Garuva/SC, a Comissão Parlamentar Especial reuniu-se ordinariamente, presidida pelo Vereador Paulo Guataçara da Costa Lima. Contando com a presença do Servidor Marcelo Eduardo Person, Presidente da Associação dos Servidores Públicos de Garuva (ASPG) e Servidor Público lotado no Setor de Cadastro, a fim de explanar sobre assuntos correlatos ao Plano Diretor.

Iniciou-se com Vereador Paulo explanando sobre as Audiências Públicas que estão sendo realizadas para alteração do Plano Diretor. Relatou sobre a construção do atual Plano Diretor que em primeiro momento ficou com o Sr. Paulo Schwartz com ajuda da Secretária de Desenvolvimento Econômica da época, assim sendo feito de forma equívoca. No segundo momento a Sra. Stella Maris começou a fazer parte da construção, sendo enfatizado pelo Servidor Marcelo, que houve muitas brigas, assim o mesmo começou a tomar frente da construção do Plano Diretor, destacou que foram feitas oficinas nos bairros, elaboração de caderno de proposta passado em todas as localidades, deixando claro para os munícipes que o Plano poderia ser posteriormente alterado. Mencionou alguns erros citados no projeto, entre eles, que não foi incluído o R1 na localidade de Três Barras, como havia sido discutido nas oficinas e no Conselho da Cidade, sendo para construção de residências, ressaltando que o plano é mutável.

Durante debates entre os presentes, foi enfatizada a necessidade da alteração do Código Tributário Municipal para solucionar o problema das áreas rurais agora em área urbana. Servidor Marcelo ressaltou que também precisa atualização geral do cadastro da Prefeitura, visto que a última atualização cadastral, ocorreu em 2005, sendo de consenso entre todos os presentes na reunião a necessidade da Prefeitura através dos seus agentes públicos visitar todas as propriedades que ainda tem produção agropecuária identificadas através de ponto georeferenciamento e que não seja mais emitida a cobrança de IPTU, sendo que a cada quatro anos seria atualizada, se a propriedade em questão continuassem produtivas, também enfatizou que as áreas de preservação permanentes e de reservas florestais devem ser desconsideradas quando no lançamento dos impostos e taxas. Entre diversos assuntos, explanou-se sobre o reconhecimento do funcionalismo público.

Em suas considerações finais o Servidor Marcelo, relatou sobre o que poderia ser alterado no Plano Diretor, referente ao recuo de 15 metros na ZEPI 01, poderia ser menos, ressaltando que o recuo só existe, pois não há um plano viário válido no Município.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 05/04/2018 - 14:25:35 por: Gilsemar Mett - Alterado em: 05/04/2018 - 14:25:35 por: Gilsemar Mett

Entraram na pauta desta reunião o Projeto de Lei 47/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Luiz Moises Stocco; o Projeto de Lei 49/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Celso Coelho e o Projeto de Lei 50/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Luiz Moises Stocco.

Entraram na pauta desta reunião o Projeto de Lei Complementar 12/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Luiz Antonio e o Projeto de Lei 19/2018 de origem do Poder Legislativo, relator Vereador Célio Budal.

AUDIÊNCIA PÚBLICA - DIA 23/08/2018

Na última quinta-feira (23/08) foi realizada Audiência Pública, a qual abordou o Projeto de Lei Complementar 12/2018 de origem do Poder Executivo, que altera a Lei Complementar nº 92/2015, que dispõe sobre a Aprovação do Plano Diretor do Município de Garuva.

Entraram na pauta desta reunião o Projeto de Lei 47/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Luiz Moises Stocco e o Projeto de Lei 49/2018 de origem do Poder Executivo, relatora Vereadora Helena Chaves.