100%

REALIZADA A 13ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08 de maio de 2018, reuniram-se os membros do Poder Legislativo Municipal na Sede Administrativa da Câmara Municipal de Garuva, sob a Presidência do Vereador Oziel Fernandes Mattos.

INDICAÇÕES:

Indicação n° 94/2018 —“Que o poder executivo apresente projeto de lei instituindo o banco de horas para os seus servidores do quadro efetivo, conforme sugere  o projeto de lei em anexo”.

Indicação n° 95/2018 — “Que seja feita travessia com manilhamento e valeta para escoamento das águas pluviais na Estrada São João Abaixo, em frente à residência do Sr. Gilmar Pakuszewski, localizada no Bairro São João Abaixo”.

Indicação n° 96/2018 — “Que seja feita a troca das manilhas quebradas, na travessia localizada na Curva do Cassimiro,  na Estrada São João Abaixo, situada no Bairro São João Abaixo”. As indicações foram encaminhadas ao executivo.

O Contador desta Casa, o Sr. José Carlos Schutz, realizou a leitura do Balancete das Despesas Liquidadas no mês de abril.

PROJETOS RECEBIDOS:

Leitura da Mensagem do Projeto de Lei Ordinária (E) n° 24/2018 — “Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária do exercício de 2019, e dá outras providências”.

Leitura da Mensagem do Projeto de Lei Ordinária (E) n° 25/2018 — “Dispõe sobre a isenção do imposto sobre transmissão inter vivos de bens imóveis por natureza ou acessão física e de direitos reais sobre imóveis - ITBI, para primeiro registro de imóveis objetos do programa municipal de regularização fundiária”.

Leitura da Mensagem do Projeto de Lei Ordinária (E) n° 27/2018 — “Dispõe sobre autorização para abertura de crédito adicional suplementar”.

Leitura da Mensagem do Projeto de Lei Ordinária (E) n° 28/2018 — “Dispõe sobre autorização para abertura de crédito adicional suplementar”.

Leitura da Mensagem do Projeto de Lei Ordinária (L) n° 09/2018 — “Disciplina a declaração de utilidade pública no Município de Garuva e dá outras providências”.

Leitura da Mensagem do Projeto de Lei Ordinária (L) n° 10/2018 — “Proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas, incompletas ou que, embora concluídas, ainda não puderem entrar em pleno funcionamento, e dá outras providências”.

Leitura da Mensagem do Projeto de Lei Ordinária (L) n° 11/2018 —  “Institui a Semana de Conscientização e Educação Financeira no Município de Garuva”.

Leitura da Mensagem do Projeto de Lei Ordinária (L) n° 12/2018 — “Acrescenta parágrafo ao art. 2º da Lei nº 1.440 de 28 de julho de 2009, que dispõe sobre a obrigatoriedade do atendimento de clientes, em tempo razoável, nas agências bancárias do município de Garuva, para estabelecer critérios a serem observados nos avisos fixados pelas agências bancárias com os principais tópicos da Lei”. Os projetos foram baixados para as comissões, com exceção do Projeto de Lei Ordinária n° 28/2018. 

ORDEM DO DIA:

Leitura do Pedido de Informação n° 10/2018
— “Se atualmente está ocupado o cargo de controlador interno, ou controlador geral do poder executivo, quem está ocupando o cargo e quem o ocupou desde o início da atual gestão”. Em discussão e votação, o Pedido de Informação foi aprovado por unanimidade.

Leitura da Mensagem do Projeto de Resolução da Mesa Diretora n° 03/2018— “Disciplina o uso dos veículos oficiais do Poder Legislativo e dá outras providências”. Em discussão e votação, o Projeto foi aprovado por unanimidade.

Leitura da Mensagem do Projeto de Resolução da Mesa Diretora n° 04/2018 — “Institui o banco de horas no âmbito da Câmara Municipal de Garuva e dá outras providências”. Em discussão e votação, o Projeto foi aprovado por unanimidade.

Leitura da Mensagem e dos pareceres que analisam Projeto de Lei Ordinária (L) n° 04/2018 — “Dispõe sobre a obrigatoriedade do Uso de Veículos com acessibilidade para transporte de portadores de deficiência e dá outras providências”. Em discussão, os Vereadores Celso Coelho de Sousa e Luiz Antônio de Oliveira parabenizaram o Vereador Oziel Fernandes Mattos pelo Projeto apresentado. Em votação, o Projeto foi aprovado por unanimidade.

PALAVRA LIVRE:

Luiz Antônio de Oliveira:
Parabenizou o Dia do Trabalhador e o passeio ciclístico realizado em celebração dessa data; Discorreu sobre a regularização fundiária e comentou que a Isenção de ITBI serve para que incentivar a regularização; Comentou sobre os projetos de lei de sua propositura.

Luiz Moises Stocco: Indicou a realização de uma limpeza de valas; Indicou o patrolamento de via pública; Comentou que irá acontecer um almoço-festivo; Indicou que se instalassem redutores de velocidade na Estada Palmeiras; Indicou que se realizasse a fiscalização da fronteira com Joinville.

Marli Terezinha Leandro Simmermam: Parabenizou a realização do almoço festivo; Relatou uma reinvindicação popular, a qual requer a manutenção de via e iluminação pública; Comentou sobre a campanha de vacinação contra Influenza; Discorreu sobre os focos de Aedes aegypti encontrados no Município.

Oziel Fernandes Mattos: Solicitou subscrever o Projeto de Lei Ordinária (L) n° 10/2018, “Proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas, incompletas ou que, embora concluídas, ainda não puderem entrar em pleno funcionamento, e dá outras providências”, de autoria do Vereador Luiz Antônio de Oliveira e mencionou casos em que obra foram inaugurada em estado inadequado; Discorreu sobre o seu projeto que visa prover acessibilidade para pessoas com necessidades especiais em veículos de transporte coletivo, em aparte os Vereadores Luiz Moises Stocco, Marli Teresinha Leandro Simmermam e Valdemar Dierschnabel  debateram sobre o assunto, sendo, posteriormente, solicitado o envio de Ofício à Secretaria de Saúde.

Paulo Guataçara da Costa Lima: Comentou sobre a realização do passeio ciclístico e a importância dos esportes no âmbito municipal; Discorreu sobre a visita realizada na Casa Abrigo em Garuva, com o intuito de prestar colaboração com a elaboração de politicas que visem beneficia-la e elogiou o trabalho prestado pela instituição visitada; Discorreu sobre o funcionamento do Setor Público e sobre as eleições de 2018, frisando a necessidade de realizar uma reforma administrativa e política; Comentou sobre os focos de Aedes aegypti encontrado e que isso representa uma ameaça à saúde pública; Comentou sobre o reconhecimento de povos tradicionais; Discorreu a cerca a realização das Audiências Públicas, criticando a maneira a qual ocorrem.

Valdemar Dierschnabel: Expressou sua decepção com a política municipal e com a realização das Audiências Públicas; Criticou a falta de limpeza das grades dos bueiros, citando casos de alagamentos na cidade; Discorreu sobre a possibilidade de alterar nome de via pública, em aparte o Vereador Oziel Fernandes Mattos debateu sobre o assunto; Comentou sobre a necessidade de melhorar os serviços prestados pela Casa Abrigo às crianças que lá se encontram; Argumentou que deveria vacinar preventivamente as pessoas para evitar casos de Febre Amarela, em aparte a Vereador Marli Teresinha Leandro Simmermam debateu sobre o assunto; Discorreu sobre o pedido de demolição de um prédio às margens da SC-417, solicitando a municipalização de trechos no perímetro urbano, solicitando o envio de um Ofício.

Célio Luiz Budal: Questionou a existência de uma indenização para região industrial, em aparte os Vereadores Oziel Fernandes Mattos, Paulo Guataçara da Costa Lima e Valdemar Dierschnabel debateram o assunto; O Secretário da Mesa solicitou que se postergasse o término da sessão, em discussão e votação aprovou-se por unanimidade;  Realizou um Pedido de Informação referente a problemas existentes no Zoneamento Municipal do Plano Diretor, sendo o Pedido discutido e aprovado por unanimidade; Comentou sobre os Projetos de Lei realizados para disciplinar o uso de bens do Poder Legislativo Municipal; Relatou sobre a época em que participava de partidas de Futebol. Celso Coelho de Sousa: Comentou sobre o aniversário da instalação da Comarca do Poder Judiciário em Garuva, solicitando moção em homenagem, em aparte os Vereadores Oziel Fernandes Mattos e Valdemar Dierschnabel debateram o assunto; Solicitou o envio de Ofícios referentes a vias públicas; Realizou uma indicação para realizar a manutenção de em ponte; Comentou os recursos obtidos para a Assistência Social; Discorreu sobre a realização da licitação para realizar a manutenção da iluminação pública; Parabenizou a organização da partida de futebol de areia que aconteceu no município.

Helena Aparecida Costa Chaves: Parabenizou a organização da partida de futebol de areia que aconteceu no município; Realizou uma indicação para manutenção da iluminação pública; Parabenizou os projetos apresentados na corrente sessão; Comentou sobre a celebração do Dia das Mães que ocorrerá dia 13 de maio; O Vereador Luiz Moises Stocco solicitou para subscrever o projeto de lei ordinária n° 10/2018.

LIDERANÇAS:

Marli Teresinha Leandro Simmermam:
Solicitou envio de agradecimento pelos serviços prestado pela Empresa Autopista Litoral Sul, em aparte o Vereador Oziel Fernandes Mattos debateu sobre o assunto, sendo sugerida uma moção de aplauso, a qual discutida e aprovada por unanimidade; Comentou sobre a semana internacional da enfermagem, lendo uma homenagem à categoria profissional; Discorreu sobre o Dia das Mães, realizando uma homenagem.

Nada mais havendo a destacar, encerrou-se a Sessão, sendo todos convidados para a próxima Sessão, no dia 15 de maio de 2018, às 19 horas.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 15/05/2018 - 10:32:12 por: Gilsemar Mett - Alterado em: 15/05/2018 - 10:32:12 por: Gilsemar Mett

Notícias

REUNIÃO DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTOS
REUNIÃO DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTOS

Entraram na pauta desta reunião o Projeto de Lei 35/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Celso Coelho; o Projeto de Lei 42/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Luiz Moises Stocco e o Projeto de Lei 43/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Luiz Moises Stocco.

REUNIÃO DA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL
REUNIÃO DA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL

Entraram na pauta desta reunião o Projeto de Lei Complementar 12/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Paulo Guataçara; o Projeto de Lei 45/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Luiz Antonio e o Projeto de Lei 18/2018 de origem do Poder Legislativo, relator Vereador Paulo Guataçara.

REUNIÃO DA COMISSÃO DE ORDEM SOCIAL E ECONÔMICA
REUNIÃO DA COMISSÃO DE ORDEM SOCIAL E ECONÔMICA

Entraram na pauta desta reunião o Substitutivo 02/2018 ao Projeto de Lei 12/2018 de origem do Poder Legislativo, relator Vereador Luiz Antonio; o Projeto de Decreto 04/2018 de origem do Poder Legislativo, relatora Vereadora Marli Leandro; o Projeto de Lei 12/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Luiz Antonio e o Projeto de Lei 41/2018 de origem do Poder Executivo, relatora Vereadora Marli Leandro.

REUNIÃO DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTOS
REUNIÃO DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTOS

Entraram na pauta desta reunião Projeto de Lei 35/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Celso Coelho; o Projeto de Lei 43/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Luiz Moises Stocco; o Projeto de Lei 44/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Celso Coelho; o Projeto de Lei 12/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Luiz Moises Stocco; o Projeto de Lei 41/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Celso Coelho e o Projeto de Lei 42/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Luiz Moises Stocco.

REUNIÃO DA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL
REUNIÃO DA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL

Entraram na pauta desta reunião o Projeto de Lei 12/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Valdemar Dierschnabel; o Projeto de Lei 41/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Valdemar Dierschnabel; o Projeto de Lei 42/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Luiz Antonio de Oliveira e o Projeto de Decreto 04/2018 de origem do Poder Legislativo, relator Vereador Paulo Guataçara.

REUNIÃO DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTOS
REUNIÃO DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTOS

Entraram na pauta desta reunião o Ofício TCE/SEG N° 8803/2018 referente às Contas do Prefeito, Exercício 2016, relatora Vereadora Helena Chaves; o Projeto de Lei 40/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Luiz Moises Stocco e o Projeto de Lei 35/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Celso Coelho.

REUNIÃO DA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL
REUNIÃO DA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL

Entraram na pauta desta reunião o Projeto de Lei 35/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Paulo Guataçara; Projeto de Lei Complementar 12/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereador Paulo Guataçara; OFÍCIO/ GP/ N° 115/2018, referente o Veto Integral ao Substitutivo 01/2018 do Projeto de Lei 06/2018 de origem do Poder Legislativo, relator Vereador Luiz Antonio de Oliveira.

EQUIPE DA CÂMARA PARTICIPA DE AÇÃO PARA DOAÇÃO DE SANGUE
EQUIPE DA CÂMARA PARTICIPA DE AÇÃO PARA DOAÇÃO DE SANGUE

A equipe da Câmara Municipal de Garuva esteve hoje (23) pela manhã, no HEMOSC de Joinville para doação de sangue. O Presidente da Câmara Oziel Fernandes Mattos e a Vereadora Marli Leandro participaram da coleta, que teve a participação de mais seis servidores do Poder Legislativo.

REUNIÃO DA COMISSÃO DE ORDEM SOCIAL E ECONÔMICA
REUNIÃO DA COMISSÃO DE ORDEM SOCIAL E ECONÔMICA

Entraram na pauta desta reunião o Projeto Substitutivo 02/2018 ao Projeto de Lei 12/2018 de origem do Poder Legislativo, relator Vereador Juca do Vime e o Projeto de Lei 37/2018 de origem do Poder Executivo, relator Vereadora Marli Leandro.